quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Comunidades quilombolas do RS participam de Feira Crioula em Porto Alegre nesta sexta-feira (20/11)



O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20/11), será celebrado em Porto Alegre com a realização da Feira Crioula e Mercado Quilombola. A atividade acontecerá no Largo Zumbi dos Palmares, entre 10h30 e 18h. Haverá demonstração e comercialização de produtos e das capacidades produtivas e empreendedoras de famílias quilombolas da Região Metropolitana e da Região Sul do Estado, além de exposição e venda de artesanato.
“A data que objetiva dar evidência para as desigualdades raciais e convocar a sociedade para refletir acerca do combate ao racismo e da necessidade de promover da igualdade étnica e racial e a paz social”, destaca a nutricionista e assistente técnica estadual de Comunidades Quilombolas da Emater/RS-Ascar, Regina Miranda, que cita a parceria da Instituição com a Federação da Associação de Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e o Conselho para o Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene).
As comunidades quilombolas que participam da Feira Crioula e Mercado Quilombola são oriundas de Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Viamão e Porto Alegre. “Elas trarão diversos produtos alimentícios in natura e semi-processados, produzidos de forma agroecológica, além de artesanatos tradicionais e plantas de uso ritualístico, típicas das religiões de matriz africana”, antecipa Regina.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário