segunda-feira, 14 de março de 2016

“O assombro dos sobrados” e “Semente de Luz” são as vencedoras do 32º Reponte da Canção

A última noite do 32º Reponte da Canção foi marcada pelo anúncio das vencedoras do festival, entrega da premiação e o show de Guri de Uruguaiana. A música popular gaúcha “O assombro dos sobrados”, de canguçu e Caxias do Sul, na linha manifestação regional, e a mazurca “Semente de Luz”, de Lavras do Sul e Pelotas, na linha campeira receberam o título de campeãs do 32º Reponte da Canção. Ambas as composições receberam o Troféu Seival.

A composição “Semente de Luz” também foi escolhida melhor poesia na linha campeira, com letra de Gujo Teixeira, melhor intérprete, Joca Martins, na linha campeira, e melhor melodia da linha campeira, de autoria de Cristian Camargo e Luciano Fagundes. A composição “O assombro dos sobrados” também conquistou o troféu de melhor intérprete na linha manifestação regional, com Marco Gottinari.

A composição lourenciana classificada através do 24º Pérola Em Canto na linha manifestação regional, a milonga “Sobre a folha do papel”, composição com letra de Eduardo dos Santos Kern, música de Cristiano Vieira e arranjo coletivo, foi eleita a composição mais popular, com 113 votos, e recebeu o Troféu Caixa Econômica Federal. A composição foi interpretada por Virgínia Mello, acompanhada por Guilherme Goulart no acordeon, Maykel Paiva no violão, Nilton Junior no teclado e Rodrigo Maia no baixo. Consolidado como um dos maiores e mais renomados festivais nativistas gaúchos, o Reponte da Canção reúne músicos brasileiros e estrangeiros em uma grande celebração.

A 32ª edição do Reponte da Canção recebeu inscrições de 956 composições. Durante a triagem, foram selecionadas para subir ao palco do festival 12 músicas, sendo seis na linha campeira – Fim de setembro, Tapera, Nos dias calmos da estância, Quarador, Dobradiça de cancela e Semente de Luz; e seis na linha manifestação regional – Canto caboclo, Jogo de palavras, 4x4, Negras de barro, Passarinho homem que avôa e O assombro dos sobrados. Mais duas composições lourencianas foram classificadas através do 24º Pérola Em Canto: Sobre a folha do papel, na linha manifestação regional, e Bordonas, na linha campeira. As 14 finalistas foram apresentadas durante a noite de domingo (13).




O prefeito Daniel Raupp destacou a qualidade do Reponte da Canção e dos eventos paralelos e o apoio dos patrocinadores e comunidade lourenciana. “A realização do Reponte da Canção, em sua 32ª edição, é uma renovação do compromisso da Administração Municipal, pois este evento nativista é uma das mais expressivas manifestações de identidade e da cultura do povo lourenciano. Agradeço a todos que se empenharam para a realização do festival, a comissão organizadora, os servidores municipais e apoiadores do evento” – afirma.

A primeira colocada na linha campeira, “Semente de Luz”, tem letra de Gujo Teixeira, e música e arranjo de Cristian Camargo e Luciano Fagundes.  A composição foi interpretada por Joca Martins. Aluisio Rochemback  acompanhou no acordeon, Luciano Fagundes no violão, Edilberto Teixeira Neto no baixo e Fernando Leitzke no piano. A milonga “Nos dias calmos da estância”, de Dom Pedrito e Lages/SC, conquistou o segundo lugar, recebendo o troféu Lanceiros Negros. A composição recebeu ainda o troféu de melhor instrumentista, para Maicon Oliveira, no violão.

Na linha manifestação regional, a primeira colocada “O assombro dos sobrados”, tem letra de Marco Gottinari e Alan Otto Redü, música de Marco Gottinari e arranjo coletivo. A composição foi interpretada por Marco Gottinari. Acompanharam Igu Santos no violão de aço e vocal, Andriego Garcia, no violão de sete cordas e vocal, Ottoni Deleon, no baixo, Daniel Zanotelli na flauta e Davi Batuka na percussão. O samba, de Dois Irmãos, “4x4”, conquistou o segundo lugar na linha manifestação regional, recebendo o troféu Lanceiros Negros. A composição recebeu ainda o troféu de melhor melodia da linha, de autoria de Rodrigo Duarte, e melhor arranjo instrumental.

O afoxé “Passarinho, homem que avôa”, de Pelotas, concorrente na linha manifestação regional, recebeu o troféu de melhor tema litorâneo. A balada “Jogo de palavras”, de Capão da Canoa e Santa Maria, foi eleita a melhor poesia da linha manifestação regional, com letra de Vaine Darde. O chamamé “Fim de setembro”, de Canoas, Jaguarão e Lages/SC, conquistou o título de melhor arranjo instrumental, autoria de Kiko Goulart, na linha campeira. O xote “Canto Caboclo”, de Passo Fundo e São Paulo/SP, conquistou o troféu de melhor instrumentista da linha manifestação regional, no acordeon, Guilherme Goulart.

Durante a última noite do festival também foram premiados o melhor instrumentista, melhor intérprete, melhor arranjo instrumental, melhor  melodia e melhor tema litorâneo do festival, assim como a melhor poesia nas duas linhas. Os troféus foram confeccionados pelo artesão  Osmar Tomazzi, de Porto Alegre.

Os jurados foram eleitos pelo público durante a 31ª edição do Reponte da Canção. As composições foram avaliadas na linha campeira por Juliano Moreno, Cícero Camargo e Lisandro Amaral. Na linha manifestação regional, as composições foram julgadas por: Paulo Timm, Caio Martinez e Kadinho Freitas. O júri para o 33º Reponte da Canção foi escolhido através de votação popular realizada durante o sábado (12). Na linha manifestação regional, foram eleitos Marco Gottinari, Adriano Sperandir e Anelise Severo. Zeca Alves, Danilo Kuhn e Márcio Nunes Correa foram eleitos para julgar a linha campeira.

A terceira noite de festival contou ainda com o show do Guri de Uruguaiana. Os shows do 32º Reponte da Canção atraíram um grande público. Na noite de sexta-feira (11), o músico Danilo Kuhn se apresentou no palco do Galpão Crioulo, integrando o Projeto Artistas Lourencianos, e o grupo Tchê Garotos se apresentou na praça de alimentação do festival. A dupla Kleiton e Kledir encantou lourencianos e turistas durante a noite de sábado (12), com show no palco do Galpão Crioulo. A festa continuou na praça de alimentação, com show de César Oliveira e Rogério Melo e Garotos de Ouro. Na praia do Camping Municipal, a banda Meio Bossa Nova e Rock’N’Roll apresentou o projeto Pôr do Som, com um luau ao final da tarde. 

Confira as composições premiadas no 32º Reponte da Canção:

1º Lugar – Troféu Seival:

- Linha Campeira: “Semente de Luz”;

- Linha Manifestação Regional: “O assombro dos sobrados”;

2º Lugar – Troféu Lanceiros Negros:

- Linha Campeira: “Nos dias calmos da estãncia”;

- Linha Manifestação Regional: “4x4”;

Composição mais popular – Troféu Caixa Econômica Federal:

- “Sobre a folha do papel”;

Melhor instrumentista da linha campeira – Troféu Ernani Ferreira:

- Maicon Oliveira, no violão, pela composição “Nos dias calmos da estância”;

Melhor instrumentista da linha manifestação regional – Troféu Ernani Ferreira:

- Guilherme Goulart, no acordeon, pela composição “Canto caboclo”;

Melhor intérprete da linha campeira – Troféu César Passarinho:

- Joca Martins, pela composição “Semente de Luz”;

Melhor intérprete da linha manifestação regional – Troféu César Passarinho:

- Marco Gottinari, pela composição “O assombro dos sobrados”;

Melhor poesia – Troféu Sérgio Laforet Padilha:

- Linha campeira: “Semente de luz”, letra de Gujo Teixeira;

- Linha manifestação regional: “Jogo de palavras”, letra de Vaine Darde;

Melhor arranjo instrumental – Troféu Lagoa dos Patos:

- Linha campeira: “Fim de setembro”, de autoria de Kiko Goulart;

- Linha manifestação regional: “4x4”, arranjo coletivo;

Melhor melodia – Troféu Noel Guarany:

- Linha campeira: “Semente de Luz”, com música de Cristian Camargo e Luciano Fagundes;

- Linha manifestação regional: “4x4”, com música de Rodrigo Duarte;

Melhor tema litorâneo – Troféu Costa Doce:

- “Passarinho, homem que avôa”;

Troféu Raízes – oferecido à personalidade que se destacou na trajetória do Reponte da Canção:

- Equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio;

- Comissão Artística e de Divulgação do 32º Reponte da Canção;

- O músico Mário Freitas, pelo Projeto Reponte na Escola;

- Person Praxedes, responsável pelos bastidores;

- Associação do Caminho Pomerano.

 Confira as composições premiadas no 24º Pérola Em Canto:

1º lugar na linha campeira – composição classificada para o 32º Reponte da Canção:

- “Bordonas”;

1º lugar na linha manifestação regional – composição classificada para o 32º Reponte da Canção:

- “Sobre a folha de papel”;

Melhor poesia na linha campeira – Troféu Peão das Águas:

- “No meu Costado”, letra de Raphael Madruga;

Melhor poesia na linha manifestação regional – Troféu Peão das Águas:

- “Da armada ao Caverá”, com letra de Mauro Rosa e Darcy Rosa.

Melhor arranjo instrumental na linha campeira – Troféu Peão das Águas:

- “Bordonas”, arranjo;

Melhor arranjo instrumental na linha manifestação regional – Troféu Peão das Águas:

- “Sobre a folha de papel”, arranjo coletivo;

Durante 32º Reponte da Canção foram realizados paralelamente o 24º Pérola Em Canto, o 11º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” e a 12ª Mostra de Economia Solidária.

O 32º Reponte da Canção foi apresentado por Liliana Cardoso, Jean Kirchoff e Cristiano Quevedo. O festival é realizado pela Prefeitura de São Lourenço do Sul, com financiamento da Secretaria de Cultura do Estado – Lei de Incentivo à Cultura/Prócultura RS. Com produção da Tabla Produções Artísticas, o evento teve o patrocínio master da Caixa Econômica Federal – Governo federal – Brasil Pátria Educadora, ADB Alimentos, Jepsen Supermercados, Corsan e Banrisul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário