segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Audiência, em Canguçu, debateu mineração no Rio Camaquã

Fotos: Reprodução TV Câmara 

A Câmara Municipal de Canguçu realizou audiência pública na tarde desta segunda-feira (05) para debater a mineração que poderá ocorrer na bacia do Rio Camaquã através da empresa Votorantim Metais e a Canadense Iam Gold e que pretende atuar na região de Caçapava do Sul. As empresas buscam liberação junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS (FEPAM) para início do trabalho de mineração de chumbo e outros metais.
Em sua maioria os presentes se manifestaram contra a mineração por medo dos danos que podem ser causados com a atividade. Representante de São Lourenço do Sul a bióloga Jaqueline Durigon falou que o projeto oferece riscos ambientais que não estão sendo esclarecidos. Os estudos teriam sido superficiais maquiando alguns pontos que necessitariam de melhor estudo dos impactos ambientais. Durigon relatou que já pediu uma audiência semelhante a realizada hoje na Câmara de São Lourenço do Sul e aguarda a resposta dos vereadores.

Ficou definido que será encaminhada Moção de Repúdio, por parte da Câmara de Vereadores de Canguçu, para FEPAM com cópia para o Governador Sartori e deputados estaduais e federais gaúchos manifestando a contrariedade ao projeto. Também será marcada audiência pública no Ministério Público de Bagé - onde tramita o processo - e será levada uma comissão de representantes de outros municípios junto ao vereadores de Canguçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário