segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sossella apresenta projeto de lei que institui a divulgação do 181 na frota da Polícia Civil

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 10/2017, que institui a divulgação do número do serviço de Disque-Denúncia – 181 – nos veículos da frota da Polícia Civil no Rio Grande do Sul.
De acordo com a preposição, o número de telefone precisa estar na área externa, em local de fácil visualização e leitura pela população, com os seguintes dizeres: Disque-Denúncia: Ligue 181. “Queremos promover e publicizar esse importante e seguro canal e estimular as vítimas e a sociedade a fazerem denúncias com a possibilidade concreta da instauração imediata de procedimento de investigação e encaminhamento das ocorrências diretamente das delegacias especializadas ao Ministério Público”, justificou Sossella.
Por meio do Disque-Denúncia, a população pode repassar qualquer informação de interesse da segurança pública, como atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissão de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos, entre outros.
Trata-se de um número gratuito de telefone que atende a todo o Estado, recebendo ligações de telefones fixos ou móveis, 24 horas por dia, sete dias por semana. Em todas as ligações é garantido o sigilo e o anonimato do informante, que recebe uma senha secreta para complementar, acompanhar e cobrar, a qualquer tempo, a tramitação da denúncia junto aos órgãos responsáveis.

Crédito da foto: Wilson Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário