domingo, 13 de agosto de 2017

Deus é pai

Na reprodução animal, o que contribui com o gameta masculino é o pai. Na espécie humana é assim. Mas, contribuindo ou não com gameta, o homem pode e deve ser, e muitas vezes é, muito mais do que o reprodutor.
Na família humana, em condições de saúde e não havendo restrições, o pai tem o dever e o prazer de proporcionar as condições de subsistência, educação e segurança de todos. Tanto tem o dever de garantir a subsistência, que em ação de alimentos, normalmente ele é o demandado. Regra geral é o pai que estabelece critérios para os gastos domésticos, seja por necessidade, seja para que os filhos não se tornem perdulários. A figura paterna inspira segurança, mas também estabelece limites. Por isso, que a mãe, com vistas a educar os filhos, alerta: “espera quando teu pai chegar”. Quase sempre ele procura e consegue harmonizar a situação, desempenhando a sua função e contentando a todos. Assim, além da participação fundamental da mãe, com a presença do pai, torna-se mais fácil criar e educar gente. Por isso, também, é que os benfeitores espirituais nos esclarecem na resposta à questão 822 de O livro dos espíritos que mulheres e homens têm igualdade dos direitos, não das funções. 
Ser pai é ao mesmo tempo uma bênção e uma grande responsabilidade. A seu modo, o pai cuida e ama sua prole, a tal ponto que uma das grandes venturas que a mãe pode propiciar aos seus é a convivência familiar de mãe, pai e filhos.
O quarto mandamento recomenda “honrai pai e mãe” e, para ele, o cumprimento disso inclui a filha e o filho terem honra, serem úteis, felizes e atenderem seus deveres, mesmo que os filhos não demonstrem muito afeto, embora pai também goste de, e mereça, respeito, atenção e prece, estando vivo ou não.
O homem que se destaca em algo é chamado de pai. Temos, por exemplo: o pai da história (Heródoto), o pai da aviação (Santos Dumont). O maior é o pai de todos. Papai é o maior. Deus é a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas. É intrinsecamente bom, absolutamente poderoso, essencialmente justo e providente. Numa alusão ao que o pai deve ser, para Jesus e para nós, Deus é pai. 
Fonte: Texto de Mario Luiz de Farias – Professor do IFSUL, articulista e palestrante espírita.

Programa Terceiro Milênio – a visão espírita para uma nova era
TVC – Canais 14 Net e 2 Blue – Segundas-feiras às 17:30h e Domingos às 20hs. 
Rádio Tupanci AM 1250 kHz – Sextas-feiras às 21h.  On-line: www.radiotupanci.com.br 
Rádio Concórdia 98.5 FM – Sábados às 12h – On-line: radioconcordia98.blogspot.com.br
Rádio Portal Sul 87.9 FM de Pedro Osório – Sábados às 12:30h – On-line: radioportalsulfm.com.br
Rádio Com 87.9 FM de Piratini – Sextas-feiras às 12h – On-line: www.radiocomfm.com
“Lembrando isso, reconhecemos, por nós, que o Dia das Mães é o Dia do Amor, mas reconhecemos também que o Dia dos Pais é o Dia de Deus”  Espírito Emmanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário