quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Realizada em janeiro a 22ª campanha de monitoramento da água na BR-116/RS


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT/RS) realizou em janeiro a 22ª campanha de monitoramento da qualidade da água no trecho das obras de duplicação da BR-116/RS. A atividade acontece trimestralmente com o objetivo de acompanhar as condições dos cursos hídricos e identificar eventuais alterações que possam estar relacionadas à implantação do projeto, buscando mitigá-las, caso ocorram. Desenvolvida pela Unidade Local de Pelotas, por meio da equipe da Gestão Ambiental do empreendimento, a ação envolve a coleta e análise de amostras de água de 15 rios e arroios entre Guaíba e Pelotas. 
A partir da amostragem, que é realizada sempre a montante (acima) e a jusante (abaixo) das obras, são analisados 22 parâmetros. Desses, cinco são conferidos ainda in loco com a utilização de equipamentos específicos como o turbidímetro, que verifica a turbidez da água, indicando a quantidade de sólidos em suspensão. Já a temperatura, o pH, a condutividade elétrica e o oxigênio dissolvido são identificados com o uso da sonda multiparâmetros. Para os demais aspectos bacteriológicos e físico-químicos, as amostras são enviadas no mesmo dia da coleta a um laboratório. 
Posteriormente os dados são avaliados e relacionados com as informações de precipitação pluviométrica do período da coleta e comparados com os limites de classificação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357/05. Dos resultados obtidos, a equipe do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água constatou que não foram registradas alterações na campanha atual ao comparar com a série histórica das campanhas anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário